terça-feira, 4 de setembro de 2012

Como educar com sabedoria






O perfume dass flores que plantei

Essa idéia de “pais maus” dos tempos mais antigos levou a muitas discussões culminando com mudanças radicais nos direitos das crianças e adolescentes.
Os pais de hoje fruto dessa educação permissiva, educados sem nenhum limite ou imposições justificando-se que é para não causar traumas e bloquear a sua espontaneidade, não estão conseqüentemente apresentando nenhuma estrutura para também educar seus filhos. Sentem-se muito livres para colocá-los no mundo e deixá-los crescer sem noção de valores morais, sem limites de comportamento, sem conhecimento de como promover uma boa convivência na sociedade onde serão inseridos gradativamente.
As conseqüências estão sendo desastrosas: as crianças estão apresentando comportamento inadequado tornando-se muito trabalhosas no processo educativo. Por não terem recebidos a educação básica na família, não respeitam os mestres, nem os coleguinhas e a escola tornou-se um ambiente tumultuado onde é impossível acontecer a aquisição de conhecimentos.
“O perfume das flores que eu plantei” é um livro pautado na educação de “pais maus”. Aqueles que impõem limites, ensinam o respeito aos mais velhos, exigem que apresentemos a eles as pessoas com as quais convivemos fora do lar e que tenhamos compromissos e responsabilidades.
A personagem principal, uma pessoa simples e criada em padrões rígidos, não se tornou uma pessoa traumatizada nem revoltada, pelo contrário foi capaz de educar seus filhos com competência fazendo uso do amor exigente que é o único que educa e forma indivíduo capaz de buscar o caminho do bem.
Por outro lado, encontramos uma família de alto poder aquisitivo sofrendo as conseqüências de uma educação liberal, onde a criança tem tudo que o dinheiro possa oferecer, mas onde falta o mais importante: o amor e o carinho dos pais.
Uma história que encanta, emociona e envolve o leitor levando-o às reflexões profundas sobre a importância de um gesto, de uma atitude e de um projeto de vida.
A família é responsável pela qualidade do projétil que lançará ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário