segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Arrume um amante

     Todo palestrante precisa ser incisivo, inteligente e perspicaz se quiser conquistar seu público e quando a plateia interage aí tudo fica mais envolvente e interessante.
    Numa palestra, um padre muito competente e requisitado para tal, desenvolvia o tema: como motivar-se e viver sempre feliz.
    Após citar vários fatores que levam muitas pessoas durante a vida à depressão, à desmotivação tornando-se uma pessoa apática e muitas vezes desagradável até, exaltou os bons sentimentos como o amor, a amizade, a compreensão e concluiu: mas, infalível mesmo para você resgatar a autoestima, revigorar-se mesmo em idade avançada é você arrumar um amante.
    A platéia calou-se, as velhinhas acotovelaram-se, as beatas já imaginaram se daria tempo de contar ainda nesse dia tal fato a todas as amigas.
    Eu, no meu canto, pensei: esse padre não é louco, tem algo atrás dessa afirmação que constitui o tema central da palestra.
    Ele deu meia volta e com um sorriso maroto foi perguntando para as pessoas:- qual é o seu amante?
    De repente me deu um lampejo e sem muito refletir respondi:
    -Eu tenho padre!
    Ohhhh!! Todos os olhares se voltaram para mim e agora que eu entrara na fogueira tinha que ir até o fim nem que fosse pra me queimar.
     - Verdade?Pode nos especificar mais?
     -Sim, claro! Eu gosto muito dela (Dela? Jesus, ainda é lésbica...) levanto-me a noite muitas vezes para me encontrar com ela, minhas filhas desaprovam e as vezes sou alvo de comentários pelo que faço.
     Até o padre pigarreou, mas como me conhecia, sabia que eu não sou nenhuma louca também e que conheço bem as artimanhas de um palestrante, voltou-se interrogativamente para mim.
    Então conclui:
    - É a literatura, padre. Se estiver lendo um livro a curiosidade é tanta que muitas vezes espero meu marido dormir e pé por pé vou até minha escrivaninha e concluo o capítulo que me tirava o sono. Se por outro lado sou eu que estou escrevendo uma obra e acordo no meio da noite com uma idéia sinto que não posso deixar para o dia seguinte. Fico até alta madrugada colocando a preciosa idéia que me fez acordar. Estou muito apaixonada, fascinada mesmo e essa paixão me ajudou muito na cura de uma depressão.
    O padre deu uma sonora gargalhada  pedindo muitos aplausos por eu ter matado a charada. Suspirei aliviada, pois poderia ter cometido um “mico” como dizem os jovens, mas muitas vezes é muito melhor tentar que ficar calado, sufocando um pensamento.
     Foi então que a palestra deslanchou.
    Um amante pode ser um novo emprego que faz você renascer, contando os minutos para realizá-lo, pode ser um netinho que você sonhou a vida toda, pode ser um lugar onde você se sinta muito bem e fica contando os dias da semana para lá retornar... Enfim é uma coisa, ou atitude que traz alegria de viver, que faz o sorriso retornar ao seu rosto quando você já se sentia velho e incapaz.
    Quando me aposentei comecei a sentir essa sensação de inutilidade, mas também não sentia vontade de realizar nenhum trabalho. Ficava o dia todo ociosa, do PC para a televisão. Ás vezes ajeitando aqui e ali uma gaveta um armário, mas que chatice!!
    Foi na AGRA- associação de grupo de apoio que encontrei meu amante.
    As pessoas se interessavam muito pela minha experiência de cura de uma depressão e me pedia depoimento que eu acabava por apostilar para distribuir a várias pessoas. Foi então que surgiu a ideia do livro. Não sei por que ainda não havia pensado nisso- eu sempre fui ratinho de biblioteca, meus trabalhos eram sempre muito elogiados. Lembro-me até que preparara uma homenagem tão emocionante para o prefeito Francisco Carlos numa visita dele a nossa escola que ele agradeceu muito à "professora poeta".
    Publiquei meu primeiro livro que trouxe muita alegria. Lançamento, Bienal, convites para coletâneas é tudo uma conseqüência maravilhosa!
   Veio o segundo livro, também muito procurado, tem um original sendo analisado, um de poesia engavetado (risos) sabe que nem isso me incomoda?Chegará a hora de ele lançar vôo para o mundo.
   Ai de mim se não fosse esse amante!
   Quando algo me aborrece, corro para o micro e as ideias vão sendo lançadas para a tela enquanto um largo sorriso adorna meu rosto. Quando concluo, nem lembro mais o que havia me aborrecido.
      Isso tudo, porque tive coragem e arrumei um amante- é muito bom estar apaixonada e seu marido ou esposa vai ganhar com isso também, pois terá uma pessoa sempre bem humorada, ativa que não envelhecerá jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário