segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pois é

Pois é... Concluo a cada dia que o povo brasileiro só quer mesmo o tchu (?) deve ser sacanagem...
Enquanto os demais países pedem a paz, prosperidade, saúde, democracia, o Brasil grita em alto bravo: Eu quero tchu.
Ontem assistia o jornal do SBT quando ouvi a seguinte notícia: PROFESSORA É AFASTADA POR DAR UM TAPA NO BRAÇO DE UM ALUNO DO OITAVO ANO.
Esperei atenta, certamente o aluno estava com o braço enfaixado, ou internado em um hospital talvez. Uma notícia digna de tato ênfase, não é?
Quando o apresentador falou, mais incrédula fiquei, então recorri ao nosso amigo GOOGLE para conferir e poder colocar aqui com toda veracidade. O que vi no vídeo foi uma sala de aula tumultuada, a professora sentada e um aluno fazendo uma leitura com o intuito de fazer graça para os amigos.  Em nenhum momento senti envolvimento, responsabilidade e muito menos respeito com o texto que estava lendo. Não passou o tapa no vídeo. Então fiquei pensando:
“A professora deveria estar em sua mesa e o aluno em questão na sua carteira lendo com entonação e postura”. Os demais deveriam estar em silêncio para captar a mensagem do que estava sendo lido, pois esse texto certamente teria algum objetivo que seria trabalhado após a leitura. Outro ponto, como a professora conseguia trabalhar em meio desse tumulto? Certamente ela deu um tapa no aluno para que ele se dedicasse ao que estava fazendo e na tentativa talvez de chamar a atenção dos demais. Sentada, ela teria força suficiente para machucar o braço do lindinho em questão?
Pois é gente, ninguém está preocupado com a educação. Mandam seus filhos para a Escola onde deve ser educado, alimentado, vestido e paparicado. O resultado está aí. Alunos chegando ao colegial sem o domínio das quatro operações, incapazes de produzir um pequeno texto e muito menos identificá-lo. Interpretação de texto?- jamais- eles nem ouvem o que leem.
A professora vai transmitir conhecimentos, mediar a aprendizagem como? Se ela toca no braço de um aluno ela é afastada (Risos!). Eu no lugar dela teria feito todos se sentarem, exigido silêncio absoluto, o aluno em questão LENDO PAUSADAMENTE E COM RESPONSABILIDADE.
Mas ele é tão engraçadinho, ele canta: Eu quero tchu... Os pais se orgulham dele... O que acontece na Escola ? Problema dos professores. Só tomam conhecimento se alguém tocar nesse coitadinho.
Pois é, pais!! Tristemente constatamos que as escolas realmente não ensinam mais. Os professores não conseguem mais dar aula. Por que será?
Dia desses estive com uma garotinha que cursa a primeira série. Fomos jogar bingo, mas ela só conhecia a numeração até 10. Ler?NADA!!!  Apenas conhecia o alfabeto e o B de Barbara que era o nome dela. Meu Deus!! Quando alfabetizávamos, nessa época, a professora Zélia e eu promovemos a festa do primeiro livro... Toda a sala já sabia ler, escrever pequenos textos... Elegemos “O barquinho de papel” com pequenas histórias criativas, poesias, textos jornalísticos, enfim uma infinidade de desafios para nossos alunos.
Pois é, pais!! Será que estão cumprindo o papel de vocês?Educando seus filhos, ensinando-os a respeitar os mestres e colegas? Seguindo o dia a dia escolar. Conversando nas reuniões com os professores sobre como devem agir para ajudar na aprendizagem de seu filho? Não estão, não é?
Vão continuar permitindo que as meninas fiquem rebolando em baladas: Eu quero tchu...!! Os rapazes ociosos em rodinhas querendo tchu e fumando o tcha (pode até ser, essa palavra não consta no GOOGLE). Se me explicarem o que é não falo mais.
Muito triste. Fiz um comentário e enviei para a emissora, se alguém leu não respondeu. Mas sabe, eu ainda tenho esperança, não vou deixar de lutar por uma educação melhor para nossas crianças e jovens. Aguardem meu próximo livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário