terça-feira, 17 de junho de 2014

HOMENAGEM A MEU PAI



A CULPA É DE QUEM?
      Meu pai, apesar da simplicidade, era um homem sábio. Surpreendemo-nos um dia em que ele disse, nos seus 80 anos de vida, que não mais pertencia a esse mundo. Explicava que no seu tempo, os homens possuíam brios, responsabilidades... Era desnecessários burocracias e papéis, pois bastava deixar um fio de seu bigode para que no dia certo estivesse ele no lugar marcado para honrar o seu compromisso. Hoje em dia, completava ele zombateiro, nem deixando toda a cabeleira da cabeça, nem assinando todos os papéis exigidos burocraticamente pela sociedade, se preocupam em manter o nome honrado. Esse comportamento o deixava abismado.
       Hoje, já numa idade madura me ponho a pensar que estou atingindo a perplexidade de meu pai e começo a entender que também já não reconheço esse mundo.
     Quando mais jovem, era comum ouvir entre os colegas, um apelidando o outro de negão, pau de vira-tripa, baixinha, gordinha... E ninguém encarava isso como bulling, aliás essa palavra surgiu há pouco tempo, nem meu notebook a reconheceu.
      Negão é o pior, pois podemos até ser processados por racismo. Eu estou pensando em processar certas pessoas negras por preconceito também, pois elas muito me discriminaram, não sei se é pela minha cor morena ou por ser eu de uma estatura abaixo da média. Uma se trata de uma psicóloga negra que, sendo minha vizinha, pensei que pudéssemos ser amigas, pois sempre a cumprimentei com um sorriso no rosto, falei com seus filhos na rua, respeitando as regras da boa vizinhança. Mas, comecei a perceber que ela me ignorava nas rodas de amigos, nas redes sociais, deixando bem claro que dispensava minha amizade. Outra negra também, foi uma colega de trabalho, professora substituta que chegou a escola onde eu lecionava. Ofereci meus préstimos em tudo que ela precisou e tivemos um ano de muita convivência e amizade. Bastou passar o ano para ela me ignorar... Insistindo ainda, fui até a casa dela levar um convite do lançamento de meu primeiro livro. Ela não foi, não me deu um telefonema e me evita quando me encontra na rua. Descobri então que os negros são muito preconceituosos comigo. Aproveito até para agradecer minhas amigas e amigos virtuais negros, que são muito poucos, mas me deram a honra de me adicionarem. Obrigada por me verem como uma pessoa normal.
      Quando vejo a televisão, então me sinto realmente desatualizada. Os casais românticos não são mais um mocinho lindo com uma mocinha linda também, que se amam, casam e vivem felizes para sempre. São dois homens que se acariciam, se beijam e planejam constituir uma família com uma barriga de aluguel, pois claro, biologicamente, apenas espermatozóides não combinam para gerar um filho. Ou então duas mulheres lindas também fazendo par romântico. Uma abandonando o lar, deixando o filho, para viver um caso de amor com outra mulher. Fico pensando na minha ingenuidade como isso funciona e para gerar filhos que é o objetivo maior de uma relação, também não combinam. Deus fez tudo tão certinho, porque estão complicando tudo desse jeito?
       No dia das mães, mostraram os diferentes tipos de casais. Ainda perguntaram para uma criança: - Ela é o que sua? A menina respondeu: - Mamãe! E a outra? Insistiu a jornalista - Mamãe também!
      Imaginei essa criança na escola, como ficará essa cabecinha!
     Se meu pai estivesse vivo e visse tudo isso, não sei o que diria agora.
     E a falta de respeito que domina a maioria... Pai!! Sabe que os filhos não respeitam mais os seus pais e olha que se eles quiserem educá-los são impedidos pela lei da palmada e podem até acabarem penalizados? Então os filhos aproveitam: roubam, matam, barbarizam e depois infelizes e desiludidos procuram as drogas para uma ilusória felicidade. Eles desconhecem as palavrinhas mágicas que aprendemos com vocês e depois na escola, porque se os professores insistirem em ensinar apanham – eles podem usar da violência porque são menores de idade. Então os professores são espancados e muitas vezes até mortos. Não podemos mais também sentarmos a porta, nem esquecer o portão da frente encostado, porque esses marginais entram porta a dentro nos levando tudo que adquirimos com sacrifício, fruto de nosso trabalho, palavras que desconhecem. As músicas que ouvimos hoje, não falam de amor, nem de carinho, nem de boas maneira, mas de sexo, de desrespeito, de incentivo a violência.
      Realmente, eu não reconheço mais esse mundo e agora entendo o que o senhor queria nos dizer. E quando ouço e assisto na TV os absurdos que cometem os governantes, então! Sinto como estamos desprotegidos e carentes. Isso não é evolução, o senhor estava certo pai, mas prometo-lhe que continuarei através de minhas palestras e de meus livros de autoajuda contribuir para o resgate de valores por tudo que aprendi com o senhor, pois sabe, pai - a culpa de tudo isso cabe a cada um de nós quando ficamos omissos assistindo e apoiando tamanhas barbaridades. Sua Bênção pai, nesse dia que comemoramos o seu aniversário e minha admiração eterna!
Zilda Costa.

7 comentários:

  1. Parabens amiga pela linda homenagem feita a seu pai,ainda bem que ele não vive neste momento nem nessa hora onde você fala exatamente nosso dia-a dia que não sei onde vai parar, se o homem não se conscientizar o mundo vai ser cada vez pior. Infelismente você fez uma explanação da nossa realidade. Isso não é evolução .... Que Deus o tenha na sua santa paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Aparecida! Esse é o cantinho onde desabafo,me divirto e recebo a homenagem dos amigos. Obrigada pela amizade de tantos anos. Você,a Denise e a Themis... Éramos um quarteto invencível, rs...
      Volte sempre!Beijos!!

      Excluir
  2. Vim matar a saudade que sufocava!!
    Vou com a alma cheia de alegria.

    Deixo um grande beijo ternurento
    Clau Assi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clau, pela visita, pelas lindas palavras.Apareça sempre.
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Zilda! Continuas firme nadando em letrinhas, hein?! rsrs. Vim desejar um trilhar de paz e amor amiga! Um bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo poeta! Não se foge de uma paixão, não é?rs...
      Obrigada ! Sua visita me incentiva nesse caminhar. Bjs!

      Excluir
  4. Saboreando, justificando minhas ausências e te convidando a comemorar o aniversário do meu blog!
    Venha, alegre-se comigo!
    Te aguardo para uma visita!!

    beijo ternurento
    Clau Assi

    ResponderExcluir