quarta-feira, 22 de abril de 2015

Se os pais e professores derem-se as mãos


Como espectadora da vida e educadora que fui, senti-me levada a escrever esse livro. O objetivo, não é criticar, nem apontar possíveis culpados, mas eximir a ansiedade de muitos pais que se preocupam com o futuro da humanidade.Finalmente, está se concluindo que a Educação não está preparando indivíduos para assumirem o comando da história de nossa Terra, nem tampouco formando pessoas dignas, capazes de constituir família e dar continuidade a nossa espécie.A família é a primeira comunidade em que a criança é inserida, o ponto de partida, o alicerce que deve ser sólido e bem constituído porque a caminhada é longa e a bagagem pode tornar-se pesada.
Levar à reflexão e a possíveis mudanças é o objetivo primordial desse livro.
O leitor poderá encontrar artigos minuciosamente escolhidos e pesquisados capaz de levá-lo a um conhecimento profundo da melhor maneira de educar, como preparar seu filho para enfrentar a segunda comunidade que é a escola.O sucesso de uma depende a adequação à outra. A criança que chega a escola devidamente formada com preceitos básicos sobre como conviver em sociedade necessariamente estará também fadada a levar com êxito essa nova etapa com a qual ela se depararáConstatará a necessidade do entrosamento entre essas duas comunidades que a criança estará inserida. Ambas têm que falar a mesma língua, tem que cultivarem os mesmos objetivos e se respeitarem mutuamente.A escola é um complemento da educação dada no lar e acrescentará conhecimentos intelectuais necessários para o procedimento evolutivo da criança.A família deverá continuar com sua participação ativa nesse processo, mediando, avaliando e principalmente compartilhando.Quando isso não ocorre sentimos as conseqüências: jovens desmotivados, despreparados,sem opções que acabam partindo para os tortuosos caminhos da degradação.Muito tem que ser feito, muitas atitudes têm que ser revistas, mas enquanto nada se concretiza, façam vocês: comunidade Escolar e família, cada qual a sua parte.Vamos unir essas duas comunidades primárias, vamos imbuir os corações de nossas crianças de amor oferecendo-lhes uma família estruturada, com pais que se preocupam com o seu despertar para a vida. Pais confiantes, professores motivados moldando personalidade capaz de construir sua história e ocupar um lugar no mapa de sua Terra.Não se trata de utopia, mas de uma realidade: a escola resgatará a credibilidade e exercerá seu papel na comunidade se" pais e professores derem-se as mãos".

2 comentários:

  1. É, amada, muito ainda há de ser feito. Muito ainda precisa ser refletido. Muito precisamos ainda de caminhar. Tomara que seu sonho, que é o meu também se realize: pais e escola caminhando de mãos dadas por um futuro melhor.

    beijo ternurento

    Clau Assi

    ResponderExcluir
  2. Sim, querida Clau! Tomara nosso sonho se realize. Infelizmente nem todos estão nessa luta. Obrigada pela visita. Bjs!!

    ResponderExcluir