quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ser mãe



Ser mãe
Quando concebemos um filho, juramos que com ele tudo será diferente. Temos a plena convicção que vamos promover tudo de melhor para que ele seja um ser muito feliz. E assim agimos, fazendo das tripas coração, abrindo mão de muitos de nossos sonhos, para transformá-lo em uma pessoa digna. E vamos conseguindo... partilhando os sonhos, vangloriando-nos com as vitórias, chorando com as derrotas, mas sempre sob o nosso domínio. Tudo correndo dentro dos nossos princípios e valores.
Mas ele cresce... sofre a influência do meio onde vive. Deixa-se contaminar e começa a ter as opiniões próprias que nem sempre são as corretas.
 É aí que começamos a nos sentimos injustiçadas, choramos abraçadas ao marido, compartilhando da mesma dor, lastimando todo o sacrifício empregado, dizendo com a voz embargada pelo soluço, que isso não podia ter acontecido, que nós não merecíamos esses infortúnios, a dor dessa decepção, porque fizemos tudo da maneira certa.
E vemos nossos amados filhos mergulhando em drogas, unindo-se a pessoas desqualificadas, abandonando os estudos, engravidando precocemente... enfim, tudo muito diferente dos sonhos tão fortemente acalentados.
      Ainda, num último fio de esperança procuramos persuadi-los, insistimos em fazê-los entender que temos experiência suficiente para afirmar que essa decisão, só vai trazer infelicidade.
Tentamos, oramos. Tentamos, oramos. Mas, não adianta!!
Eles, vão, quebram a cara e voltam... E vamos nós catarmos os cacos!!!
Oferecemos oportunidades, aconselhamos, trabalhamos a autoestima, medicamos e indicamos novamente os caminhos. Dessa vez tem que dar certo!
Mas não dá...Esquecemos de um pequeno detalhe: eles têm a própria personalidade, eles têm as opiniões e mesmo quebrando a cara, esses itens prevalecem.
Tudo se repete. O casal perde noite discutindo a decisão mais acertada. A mãe descontrolada, entre lágrimas, jura que vai jogar esse traste na rua, que não vai se preocupar mais, porque ela não merece, ela fez tudo por esses filhos. Que se foda agora!! Até palavrão essa desesperada mãe diz.
Noite de lamentos compridos... voltam todos os sintomas da depressão que já estavam minimizados e um dia nublado que se arrasta, deixando olheiras, enquanto todos os detalhes martelam na cabeça.
Mas de repente, Deus nos fala. Aquele Deus que conversamos e imploramos tanto, não ficou impassível. Ele tudo vê, tudo ouve e analisa nossas atitudes nos momentos como esse. Ele diz:
-Você é mãe. Eu lhe criei para orientar seus filhos quantas vezes eles precisarem. Essa é sua missão: estar sempre do lado deles. É humilhante buscar um filho alcoolizado num boteco, um filho drogado que delira numa sarjeta qualquer, mas você é mãe, é doloroso ver sua filha criada com tanto mimo, não valorizar o próprio corpo, passando de mão em mão, como um objeto descartável, mas você é mãe. Fica do lado dela, aconselha ainda mais uma vez, cobre o corpo despido na tentativa de resgatar algum pudor. Se ela inconsequente, tem um filho, você vai ajudá-la a criá-lo. Você vai caminhar ao lado de seus filhos, nem à frente, nem atrás. Do lado, pois assim você poderá melhor ouvir suas lamúrias, você poderá pegar   mais facilmente sua mão e é do lado que você vai tentar sempre cumprir sua missão de mãe. Eu a criei sábia para isso: orientar seus filhos desorientados, assim como criei filhos sábios que não têm uma família estruturada para caminhar a seu lado!
E nós enxugamos as lágrimas, tomamos um tarja preta, abraçamos com força o marido que está sempre ali do nosso lado e colocamos um sorriso nos lábios. Mais um dia que se inicia. Sabe-se lá quantos cacos ainda teremos que catar. Essa é nossa missão. Somos mães!

3 comentários:

  1. Matando as saudades. É sempre bom reencontrar-me com suas publicações.
    Beijo ternurento e votos de bom final de semana
    Clau Assi

    ResponderExcluir
  2. Que setembro traga flores, cores e muita poesia.
    Com o iniciar de um novo mês venho visitar-lhe e respirar um pouco dos seus escritos.
    Sempre muito bom estar aqui

    Beijo ternurento


    Clau Assi

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, querida Clau! Talentosa e amiga sempre! Obrigada pelas visitas. Fico muito feliz e honrada. Parabéns pelo premio muito merecido! Bjs!

    ResponderExcluir