ESCOLA: LOCAL DE CRESCIMENTO INTELECTUAL E APRENDIZAGEM
Um conceito errôneo de escola tem se difundido
cada vez mais. Esta ideia de que tem que dar merenda na escola para atrair a
clientela é um conceito muito primitivo. Predomina a ideia de que na escola tem
que ter muitas diversões, jogos, festas tudo isso para que a criança sinta-se
atraída para frequentá-la. Acho que esse é um procedimento que deve ser
aplicado com animais irracionais.
A criança tem que ser formada para a responsabilidade
de um dia frequentar a escola, não imbuída de qualquer atrativo, mas com o
objetivo de crescer intelectualmente preparar-se para a vida e para a sociedade
na qual aos poucos será inserida.
Essa escola deve ser composta de uma equipe
competente, bem remunerada, cada qual na sua escala profissional, voltados com
um único e essencial objetivo: formar um indivíduo de forma global com todas as
possibilidades de competir e buscar um lugar na história.
A
Diretora deve ser uma pessoa, que além dos requisitos culturais, tenha
experiência em sala de aula e
seja aprovada num processo seletivo.
A
coordenadora pedagógica também deve ser uma pessoa com muita experiência em
sala de aula para evitar o devaneio de realizações impossíveis que acabem se
restringindo ao papel na ânsia de mostrar serviço. Passar por um processo
seletivo para então exercer esse cargo que é de muita ajuda e importância no
processo educativo.
As
professoras, também concursadas, devem aprimorar-se periodicamente para
ministrar aulas criativas, dentro do contexto moderno que a criança está
acostumada a vivenciar.
A
escola terá que resgatar o antigo padrão de respeito, onde os alunos terão
normas, exigências, enfim deveres e não somente direitos. A sala de aula deve
ser um lugar de silêncio, reflexão, aquisição de conhecimentos onde o professor
funcionará como o mediador para o desenvolvimento de todas as potencialidades
de seus alunos.
A merenda é indispensável sim, pois é
inadmissível a aprendizagem se a criança não se encontra convenientemente
alimentada. A alimentação é a necessidade primordial do indivíduo. Mas, o ideal
seria até se essa fosse oferecida num refeitório separado da escola, onde os
alunos carentes passariam antes de irem para o ambiente escolar. Ali seriam
alimentados, receberiam noções básicas de higiene, como lavar as mãos, escovar
os dentes após as refeições e se necessário receberiam uniformes e materiais.
Não há necessidade de materiais para todos. Os alunos que possuem condições
comprariam o próprio material, de acordo com os padrões pré estabelecidos pela
escola. Isso já acontece! Os alunos de melhor poder aquisitivo, fazem questão
de comprar mochilas de marca, cadernos, lápis e caneta de acordo com sua
escolha.
A
quadra de esportes, danças, aulas de informática, músicas tudo que venha
acrescentar na evolução e na busca de talentos ocultos, deveriam ser também
ministradas em locais apropriados, fora do horário de aulas, principalmente
para os alunos cujos pais trabalham e necessitam ser retirados do convívio
pecaminoso que a rua oferece.
Pais
de alto poder aquisitivo já colocam seus filhos em escolas particulares e se
porventura frequentarem as escolas públicas levam já uma rotina diferente de
atividades extras: participam de aulas de músicas, judô, balé, natação e outros
Com
isso a sala de aula voltaria a ser somente um local de aquisição de
conhecimentos, a escola um ambiente de cultura, cujo atrativo seria somente a
sede do saber e o crescimento intelectual.
Bem,
infelizmente essa é apenas uma ideologia. Quem sabe um dia essa ideia seja
acatada e aperfeiçoada!
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