sábado, 13 de abril de 2013

EXPERIÊNCIAS MARCANTES COM PAIS INCONSEQUENTES



.
  Outra experiência que não posso deixar de relatar foi quando eu estava já por me aposentar, com a papelada quase toda concluída.
  O caso foi com um vizinho que sempre se preocupou com o meu modo de ser. Criticava muito a falta de liberdade que dizia darmos às nossas filhas, pois elas tinham hora para tudo. Brincar na rua era só a tardezinha quando já haviam realizados todas as responsabilidades a elas conferidas. Quando adolescentes o pai levava e buscava a porta se fosse a alguma festinha e quando mais mocinhas só iam a bailes de formatura ou de algum evento especial. O namoro então era muito controlado mesmo, em todos os sentidos; não sei por que isso incomodava as pessoas e em especial esse senhor.
  Surpreendi-me até quando essa família insistiu em colocar uma filha adotiva, cheia de mimos também, sob meus cuidados por eu ser exigente. Ela me amava e eu, embora me desse bastante trabalho, gostava muito dela também. O meu retorno para casa chamava a atenção das pessoas, vários de meus alunos me acompanhavam até minha casa, muitas vezes até mudando o caminho deles. Eu aproveitava para aconselhá-los discutíamos problemas das equipes que era um método muito divertido que introduzi nas aulas de educação física, falávamos de futebol, da família deles, enfim de qualquer assunto que surgia no momento.
 Talvez por isso, na minha aula ela não aprontava, apresentava muita dificuldade na aprendizagem e exigia atenção contínua quanto à dispersão: perdia-se no tempo e no espaço, com pequenos entretimentos deixando muitas anotações em falta.
   Mas, durante o recreio, era quase todo dia enviada para a diretoria, ficando após a conversa de castigo no corredor.
  Um dia aconselhando a turma coloquei o quanto era humilhante essa situação. Enalteci as crianças que recebiam elogios pelos méritos e falei que todos nós podíamos tornar-nos famosos por ter feito uma coisa boa ou por ter feito uma coisa má. Disse:
- Vocês não vêm na televisão? Nós vemos pessoas que se destacam por seus talentos e pessoas que se destacam por ser marginais.
 No dia seguinte, a diretora que já me conhecia há anos, sabia o meu carinho com os meus alunos e que definitivamente eu não era burra para dizer uma coisa desse nível me contou como se fosse a piada do dia: o pai da tal garota fora à escola me denunciar porque eu a havia chamado de marginal.
  A diretora me disse que aproveitou para expor ao pai o comportamento deplorável da menina na escola.
Texto retirado do livro: Se os pais e professores derem-se as mãos!
O meu objetivo ao escrever esse livro foi de passar para os pais a importância da parceria com a Escola do filho. Diante de uma reclamação nunca acreditar de imediato na versão dos filhos. O correto é primeiramente tomar conhecimento das duas versões. Sempre a escola e a professora têm seus motivos pela atitude tomada. Mesmo no caso dessa professora que está sendo processada pelos pais, o objetivo dela"poderá ser" de  mostrar como os alunos não levam a sério uma prova, como a menina foi desrespeitosa com ela. A atitudetomada pelo  pai estimulará ainda mais essa menina a ser inimiga dos membros da escola e o prejuízo será mais dela.
Exemplificando darei continuidade ao texto acima que foi uma situação real do meu dia a dia como educadora.
Essa menina foi para outra escola cursar a quinta série. Como é minha vizinha, não pude deixar de seguir os passos dela. Continuei a procurar saber de sua vida escolar. A resposta era sempre:- Tudo bem, sora!
Depois de alguns anos já a vi chegando a casa com namorados. Digo isso porque sempre era um diferente. Até que um dia pareceu grávida. O pai da criança não tinha condições de assumir e antes mesmo do filho nascer foi preso por tráfico de drogas.
Os pais a apoiaram, como tinha mesmo que ser, pois quando envolve um ser inocente temos mesmo é que proteger. A criança nasceu e ela vivia com os pais continuando a visitar o “namorido” (Achei horrível essa palavra quando a ouvi pela primeira vez) na prisão. Um dia, lamentavelmente fiquei sabendo que ela foi encarcerada também por ter conduzido drogas para dentro da penitenciária. Continua presa. Quando vejo a filhinha dela, meu coração chora. Sinto também pena dos pais, mas são os frutos que colheram de uma educação falha.
Outro dos alunos aqui citado também se envolveu com drogas. Esteve em uma clinica e agora perambula pelas ruas, não sei qual o objetivo se, se dedica a alguma ocupação.
É comprovado então que devemos estar muito atentos e ser muito presente na vida de nossos filhos e participar da vida escolar sempre, pois a escola também tem o objetivo de formar cidadãos íntegros. A escola tem que ser uma continuidade do lar e só conseguiremos isso “se os pais e professores derem-se as mãos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário