terça-feira, 19 de março de 2013

Mini conto

Você certamente já leu um miniconto e possivelmente já escreveu um. Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo. Alguns dizem que ele é o primo mais novo do poema em prosa, outros apontam as fábulas chinesas como origem, de certo é que desde meados do século XX o conto tem experimentado – com sucesso – formas extremamente breves a partir de textos de gente como Cortázar, Borges, Kafka, Arreola, Monterroso e Trevisan.

Nos últimos anos este tipo de ficção ganhou muito espaço na literatura de diversos países. Nos Estados Unidos, antologias sucessivas foram lançadas com textos cada vez menores culminando na chamada microfiction, cuja antologia inaugural reúne textos de até 300 palavras. A literatura latino-americana, responsável pela difusão inicial do gênero, tem não apenas apresentado antologias como também estudos acadêmicos acerca do que eles chamam de “microrelato”.Marcelo Spalding

Conto: Trágico fim de um amigo.
Mike era mais que um cão, considerávamos um membro da família. Durante a manhã só se ouvia os latidos e os gritos das meninas.
-Mike, pega a bola!
- Mike vem segurar a corda para eu pular!
Saíamos tranquilos para o trabalho com a certeza de que ninguém faria mal as nossas filhas. Os vizinhos comentavam a vigilância contínua e rigorosa de Mike.
À noite lá estava ele atento no posto de guarda noturno velando o sono da família.
O tempo passou, as meninas cresceram e Mike foi ficando velho. Um câncer foi detectado em seu intestino e a morte iminente era inevitável.
O dia do sacrifício foi um dos piores de nossas vidas.
Até hoje sinto arrependimento por ter consentido esse epílogo para uma história de amor e dedicação. Sinto-me covarde! Devia ter impedido e cuidado dele até o fim e não ter decretado sua sentença de morte.

Zilda Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário