quinta-feira, 27 de setembro de 2012

GRANDE IDEIA



   

 Quando se trata de notícias sobre educação sempre presto muita atenção. Essa foi no jornal do SBT. O locutor deu a manchete como sempre: ESCOLA COLOCA CÂMARAS NAS SALAS DE AULA.
Achei ótima a ideia. Uma aula monitorada seria uma comprovação de como o professor desenvolve sua aula, se ele dá atendimento a todos os alunos, como eles são tratados e finalmente (haha) como os alunos se comportam na sala de aula.
   A família tem passado para a escola a responsabilidade de instruir e educar seus filhos e espera que os professores transmitam valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento, desde boas maneiras até hábitos de higiene pessoal. Justificam alegando que trabalham cada vez mais, não dispondo de tempo para cuidar dos filhos. Além disso, acreditam que educar em sentido amplo é função da escola.
    Os professores com o desafio da “progressão continuada”, acrescida de todas essas responsabilidades a ela delegada pela família, necessita de muita habilidade, muita competência e principalmente total apoio da família para conseguir bons resultados. As aulas deverão ser diariamente preparadas de forma diversificada para também atender a diversidade da sala. Tem também que contar com um número razoável de alunos, uns vinte por classe, vamos imaginar assim, para que cada um receba o atendimento individual para sanar possíveis dificuldades.
    A disciplina, a organização e o silêncio são fatores imponderáveis nesse processo.
Com uma câmara tudo isso poderia ser acompanhado pela diretora, orientador e mesmo pelos pais. A segurança dos alunos e professores também ficaria mais garantida. Como seria bom poder comprovar o comportamento dos alunos durante a aula!
   Fiquei encantada com a ideia!
  Mas... Logo veio a decepção e a revolta quando o locutor finalmente dá a notícia esperada. “OS PAIS E ALUNOS DA ESCOLA”... ESTÃO MUITO REVOLTADOS COM A DECISÃO DA DIREÇÃO DA ESCOLA DE COLOCAR CÂMARAS NA SALA DE AULA. SENTEM-SE INTIMIDADOS COM A EXPOSIÇÃO CONTÍNUA SE IMAGENS E COMPORTAMENTOS. PENSAM MESMO EM ENTRAREM NA JUSTIÇA PARA QUE ESSAS CÂMERAS SEJAM RETIRADAS.
   Fiquei boquiaberta! Afinal o que esses pais esperam da escola?Querem briga?É isso?Como coloquei no livro “Se os pais e professores derem-se as mãos”: a população está instigando a desmoralização da escola, querem denegrir a imagem de Diretores e professores tirando-lhes a autoridade de tomarem atitudes dentro do próprio cargo.Ninguém se importa com a melhoria na educação. Por isso estou sempre a dizer: se não resgatarmos esses valores, não adianta construir escolas, colocar aulas de informática, inglês e uma quadra esportiva de terceiro mundo. A educação se resolve com esforço, disciplina contando coma parceria de pais e mestres.
Mas a realidade ninguém quer admitir. Os pais sabem que hoje em dia as professoras não estão mais conseguindo dar aula, pela bagunça que impera nas salas de aula, pela falta de educação trazida de casa, as autoridades sabem que a aprovação automática se deve ao número exorbitante de alunos por sala e que a escola não recebe nenhum apoio por parte dos pais. Então, a câmara será mesmo um problema sério!!! Toda essa verdade escancarada!!! A CÂMARA SERÁ PROIBIDA NA ESCOLA. ASSIM TUDO CONTINUA COMO ESTÁ E A EDUCAÇÃO. .. (Essa frase já está famosa, desconheço o autor, que é muito inteligente) : “o governo finge que paga, o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende”.. Eu mudaria o final: E O ALUNO ANALFABETO, SEM EMPREGO, PERAMBULA PELAS RUAS EM BUSCA DO DINHEIRO FÁCIL PREJUDICANDO TODA A SOCIEDADE.

2 comentários:

  1. Tudo que você mencionou é oportuno e verídico, Zilda. Acho que na realidade não queremos (a sociedade) mudar nada. Parece que o mundo quer se explodir primeiro, para depois se achar a solução. Aliás, a solução já existe, a da câmara, mas...
    O mundo quer continuar ignorante, parece ser mais fácil!
    Tudo bem Zilda?
    Eu vou bem!
    Um abraço e um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Osvaldo pela visita! apareça sempre que puder.Bjs fraternos!

    ResponderExcluir